quarta-feira, 31 de julho de 2013

Emília convida Ahhamed para visitar o sitio

Nastácia manda Zé Carneiro ir no arraial buscar Tônica. O Barão vai em bora, e Simbad leva Das Dores para o campamento de Ahhamed, enquanto isso Emília tenta convencer o príncipe a aceitar Garnisé como contador de historias. Tônica chega no arraial. O Barão se encontra com a turma. Das Dores e Ahhamed conversam e ele percebe que a moça conhece Emília. Narizinho e Pedrinho vão com o Barão no acampamento para saber se Emília não está por lá, mas Dona Benta e Visconde ficam no mesmo lugar. Zé Carneiro chega em tucanos e leva Tônica para o sitio. Das Dores fica contente em ver Emília e Garnisé. Tônica chega no sitio e entrega o presente que Creusa mandou para Nastácia. Das Dores entrega para Garnisé a viola que estava com ela. Tia Nastácia diz que Dona Benta deve ter ido a casa do Coronel Teodorico. O Barão e as crianças espiam o acampamento de longe enquanto isso Garnisé canta para o príncipe e Emília convida o nobre persa para visitar o sitio.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Das Dores chega na terra das mil e uma noites

 Simbad e Barão de Munchausen conversam mas eles são interrompidos por um grito de socorro, é Das Dores assustada com o pássaro Roca. Os besouros contam para Tia Nastácia que Das Dores sumiu. Ali Babá fica revoltado por ter passado para trás por Garnisé. Simbad e o barão não conseguem se entender e discutem, Das Dores acaba se salvando sozinha. Garnisé mostra para Ahhamed oque ele fez com Ali Babá. Zé Carneiro entrega um telegrama ,enviado para Dona Benta, à Tia Nastacia. A turma sai a procura de Emília. Simbad e o Barão de Munchausen decidem levar Das Dores para o acampamento de Ahhamed. Saci lê o telegrama de Dona Benta e avisa que Tônica está chegando. Garnisé acaba preso por ter enganado o príncipe. O burro falante avisa que viu o barão e Simbad andando com uma moça. Coronel Zé Benta aconselha Tia Nastácia a dizer a verdade para Tônica. Emília diz que a única maneira de Garnisé se salvar é virar contador de historias do príncipe.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Visconde ganha vida novamente

 Das Dores fica distraída no trabalho na farmácia por causa da palavra mágica. Emília conta para o príncipe Ahhamed como foi que começou a falar. Al Kerin e Al Karney apresentam Garnisé para Ali Babá. O barão de Munchausen consegue amarrar o bico do pinto roca para que a mãe dele não o escute, mas o esforço é muito tardio pôs o pássaro roca se aproxima da turma que sai correndo para o castelo. Visconde seca e volta ao normal sem saber aonde está. Das Dores volta para o sitio. A turma chega no castelo aonde encontram o Visconde vivo novamente. Garnisé faz uma aposta com Ali Babá. Tônica se prepara para ir ao sitio. Ahhamed da uma pausa na historias e avisa a Emília que não que ir ao sítio por falta de vontade de viajar. Das Dores consegue falar a palavra mágica e desaparece com a viola de Garnisé que ganha a aposta com Ali Babá. O herói não gosta de ser passado para trás.

sábado, 20 de julho de 2013

O pinto roca

Tônica liga para o sitio. Tia Nastácia fica com medo de atender o telefone e manda Zé Carneiro fazer, o caipira atende mas desliga sem responder. Simbad fala para pedrinho que o pássaro Roca só fica muito tempo no mesmo lugar quando esta chocando. Narizinho, Dona Benta e o Barão de Munchausen encontram um ovo enorme. Emília conta para Ahhamed a historia de sua vida, ele a chama de mentirosa e ela se ofende. Das Dores mostra para Tia Nastácia a silaba escrita no chão. Barão decide quebrar o ovo antes que ele choque, Simbad da um soco mas nada acontece, o barão tenta quebra-lo com a espingarda mas também não funciona. Eles rolam o ovo para longe e juntos usam pedaços de pau tentar faze-lo rachar. Peninha escreve "lim" no chão da casa do Tio Barnabé. Al Kerin e Al Karney avistam Ali Baba. Garnisé pensa em tentar engana-lo. O ovo racha mas um pinto sai de dentro dele, o Barão de Munchausen o enfrenta e consegue espanta-lo.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Narizinho encontra Visconde

Das Dores fala para Tio Barnabé que a turma disse uma palavra mágica que a fez ir voando até o mundo das maravilhas, Barnabé pergunta ao Saci se ele conhece a palavra, mas o perneta afirma que não. Narizinho encontra Visconde boiando no mar junto com a canastra. Ahhamed da outra chance para Emília e faz dela a sua Sherazade, a boneca é obrigada a contar suas próprias historias. No castelo do Barão, Pedrinho e o Barão colocam Visconde perto da lareira para secar. Ahhamed faz uma roupa de Sherazade para Emília e diz que se ela não vestir será jogada aos leões, Emília se opõe, o príncipe cede mas insiste que ela lhe conte suas aventuras. Os besouros contam para Das Dores que a palavra mágica termina em "pim", todos no sítio tentam adivinhar que palavra é essa. Das Dores encontra o sílaba "pir" escrita no chão. Pedrinho mostra seu bodoque para Simbad. Emília começa a contar como foi que ela foi feita. Das Dores pergunta para os besouros quem escreveu aquilo no chão, eles respondem que a silaba misterioso apareceu sozinha e que é o inicio da palavra mágica, Das Dores percebe que Peninha está querendo ajuda-la.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O burro é salvo

 Barão manda Pedrinho lhe dar um murro do olho. Al Kerin e Al Karney avisam ao príncipe Ahhamed que o pássaro Roca está próximo. O murro de Pedrinho faz uma fagulha sair do olho do Barão e a arma funciona, a bala acerta o cabresto do burro que cai no mar junto com Visconde. Emília vê e explica para o príncipe o que aconteceu. Al Kerin e Al Karney vão chamar Simbad, o marujo,  a mando do príncipe para ajudar o burro e o Visconde. Os besouros contam para Das Dores que a turma foi para o mundo das maravilhas dizendo a palavra mágica. Pedrinho fica no impressionado com Simbad. Ahhamed finalmente se convence que Emília e Garnisé estão falando a verdade mas ao ouvir que ela é uma boneca de pano decide joga-la aos leões. Simbad finalmente salva o burro. Garnisé convence o príncipe a dar uma chance à Emília poder provar que é realmente uma boneca. O burro falante encontra alguma coisa.

terça-feira, 16 de julho de 2013

O Barão não consegue atirar no pássaro

 O Barão de Munchausen continua contando as suas historias. Garnisé volta ao normal na tenda de Ahhamed e conta para Al Kerin e Al Karney como é o Arraial de Tucanos, os dois explicam que nas terras do príncipe Ahhamed os mentirosos são jogados aos leões ou coisa pior. Um escravo entra carregando Emília em baixo do braço. Anoitece, Zé Carneiro e Quirino vão se queixar de Garnisé para Tia Nastácia. Saci pergunta ao Tio Barnabé o que tem no lugar que a turma foi. Garnisé conta para Emília como foi que encontrou Visconde o Burro, Emília fala que eles tem que fugir mas Garnisé quer primeiro passar perna no príncipe. Al Kerin e Al Karney contam para Ahhamed dos viajantes. Pela manhã Narizinho percebe que Emília sumiu. Garnisé e Emília finalmente conhecem Ahhamed. O Barão e a turma saem a caça do Pássaro Roca, eles param para o lanche e o Barão aproveita para contar como foi que ele "achou uma ilha de queijo", Pedrinho avista o pássaro Roca. Garnisé explica que Emília é uma marquesa. O Barão prepara a espingarda para atirar mas na hora "H" ele percebe que pederneira sumiu.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Garnisé vai para a terra das mil e uma noites

Quirino e Zé Carneiro voltam para o sitio atrás de Garnisé mas não o encontram. Coronel Zé Bento conta para Tio Barnabé e Tia Nastácia que Dona Benta e as crianças foram para o mundo das maravilhas e nenhum dos dois acredita. O Barão de Munchausen conta uma de suas historias para as crianças. Garnisé vai parar na terra das mil e uma noites, ele escuta uma voz e se assusta. Os besouros da Emília contam para Tia Nastácia que Garnisé disse a palavra mágica e foi voando até o mundo das maravilhas, eles confirmam a historia contada por Zé Bento. A voz que Garnisé ouviu foi a do Burro Falante, que pede para desamara-lo, mas Visconde acorda gritando por socorro e acaba acordando novamente o pássaro roca que sai voando. A turma do sitio senta falta do lanche de Tia Nastácia. Garnisé encontra dois homens, Al Kerin e Al Karney, súditos do príncipe Ahhamed, e se assusta tanto que fica paralisado. Saci avisa a Tio Barnabé que nenhuma assombração viu a turma. Emília decide conhecer a terra das mil e uma noites Pedrinho tenta impedi-la mas não consegue.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Zé Carneiro percebe que foi enganado

Quirino e Zé Carneiro comem e bebem na veda de Elias e ainda convidam todos os presentes no lugar para comerem com eles. Pedrinho e o Barão de Munchausen dizem a palavra mágica e vão parar perto de Dona Benta, o barão avista o Pássaro Roca voando. Coronel Zé Bento encontra Garnisé e o leva para o sitio, Tia Nastácia avisa que ainda não tem noticias da turma. Dona Benta fica encantada com o barão, ele conta que Emília está famosa no reino das fadas. Todos terminam de comer na venda, Elias da a conta para Zé Carneiro que tenta usar o truque do chapéu mas não consegue. O Barão leva a turma para o seu castelo. Tia Nastácia diz que Garnisé deve esperar Quirino e Zé Carneiro para procurar por Dona Benta e as crianças, o violeiro decide sair procurando sozinho para se esconder. Zé Carneiro percebe que foi posto para trás. O Barão de Munchausen conta para suas visitas como foi que ele conseguiu viajar montado em balas de canhão. Saci ri de Garnisé que tenta se esconder dos dois caipiras que ele enganou.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pedrinho conhece o Barão

 Pedrinho consegue achar o castelo do Barão de Munchausen e começa a chama-lo. Zé Carneiro corre até o sitio e pede 10 cruzeiros a Tia Nastácia. Pedrinho chama pelo Barão que acorda assustado com os gritos do menino. Tio Barnabé vai levar uma planta para Dona Benta e descobre que ela e as crianças sumiram. Pedrinho conhece todo o castelo do Barão. Zé Carneiro volta ao Arraial com o dinheiro e compra o chapéu de Garnisé. Dona Benta conta para Narizinho e Emília uma das historias presentes no livro do Barão, Emília fica entusiasmada com ele. Tio Barnabé manda o Saci descobrir se a Cuca que fez a turma desaparecer. Garnisé tenta se esconder de Quirino e Zé Carneiro. O Barão de Munchausen conta uma de suas historias para Pedrinho que avisa que o Pássaro Roca está vindo na direção do castelo.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Visconde e o Burro ficam presos na pata do pássaro roca

 A turma vai parar em um lugar estranho, Pedrinho nota que eles chegaram no destino errado. Tia Nastácia procura pela turma e só encontra o Coronel Zé Bento. Pedrinho acredita que eles acabaram chegando na terra das mil e uma noites, Dona Benta quer descansar um pouco e se senta na raiz de uma árvore próxima, na mesma árvore Visconde amarra o Burro Falante. Quirino e Zé Carneiro acreditam que o chapéu de Garnisé é mágico, o tocador de viola fala que pode vende-lo. Tônica tenta ligar para o sitio mas ninguém atende, ela decide ir até lá buscar Pedrinho. Dona Benta percebe que a raiz da árvore em que ela estava escoda se mexeu, a árvore na verdade é um pássaro enorme, ele levanta voou e carrega com sigo, pendurados em suas pernas, o Visconde e o Burro Falante. Dona Benta conta que a ave é o pássaro Roca. Garnisé pede sessenta cruzeiros pelo seu chapéu. As crianças avaliam o mapa do mundo das maravilhas deixado por Peninha, Pedrinho decide pedir ajuda ao Barão de Munchausen. Tia Nastácia pensa em assar o Rabicó aproveitando que está sozinha no sitio.

terça-feira, 9 de julho de 2013

A turma diz a palavra magica

 Tônica liga para o sitio, os besouros atendem e tentam se passar por fantasmas à mando de Emília, os dois ficam tristes ao saber que Pedrinho vai ter que voltar para casa. Garnisé diz a Quirino e Zé Carneiro que seu chapel é magico. João-faz-de-conta se despede de Visconde, Tio Barnabé e Saci e volta para mata. Dona Benta conta da sua viagem para o Coronel Zé Bento, ele lhe dá apoio. Narizinho e Emília conversam, a boneca tenta convencer a amiga a ir ao mar dos piratas. Visconde conta para Pedrinho que João-faz-de-conta se enterrou e brotou, o menino fala da nova viagem ao pais das fábulas. Narizinho e Pedrinho tentam convencer Dona Benta a deixar Tia Nastácia ir com eles mas Benta não concorda. Quirino e Zé Carneiro ficam interessados no chapel de Garnisé, ele come e bebe na venda de Elias e depois faz o sinal com o objeto, o turco entende e permite que ele vá em bora. Emília, Visconde, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta e o Burro Falante se reúnem escondidos e dizem a palavra magica sem Tia Nastácia saber.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pedrinho quer voltar ao pais das fábulas

Tônica liga para Dona Benta e fica surpresa ao saber das novidades no sitio. A turma espia de longe Tia Nastácia dando milho para o burro falante. Tônica fica preocupada e lembra que as férias de Pedrinho estão quase acabando. Saci chama Tio Barnabé de mentiroso e o velho não gosta. Garnizé, Quirino e Zé Carneiro conversam e comem na venda de Elias. Pedrinho fica zangado com o fim das suas férias, ele decide fazer uma nova viagem ao pais das fabulas e desta vez levar Dona Benta. Emília não fica satisfeita com a ideia de visitar um lugar em que já esteve. Peninha avisa Emília que vai levar as crianças de um sitio próximo para conhecer o pais das fabulas. Garnizé faz um trato com Elias, ele não recebe pelo tempo que trabalhou, mas vai abrir uma conta com o credito e sempre que fizer um sinal com o chapel a conta será paga pelo dinheiro dessa conta. Dona Benta aceita viajar com as crianças desde que Nastácia não saiba de nada.

O terrível pássaro roca


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Malazartes conta que é Garnizé

A turma conta para a Cuca que a carapuça que ela pegou é mágica, Emília usa as palavras mágicas: "carapuça uça, catipiripuça, seramonifuça, venha já para a mão do Saci!", e a carapuça sai voando para a mão do Saci, depois Emília usa o mesmo truque para fazer o objeto ir para a cabeça da Cuca, a bruxa nem desconfia que foi Peninha que fez tudo. A turma comemora a brincadeira. Peninha rouba um linguiça na cozinha e deixa Tia Nastácia com raiva. A Cuca não consegue repetir as palavras que Emília inventou. Tonho e Jeca contam para Ritinha do credito que fizeram com Seu Elias e que ele é que vai comprar a colheita deles. Malazartes e Das Dores chegam no sitio. Das Dores fala para Dona Benta fala sobre a ideia de Malazartes de fazer uma festa para levantar um novo mastro dos santos de junho. Todos almoçam, Malazartes avisa que seu nome é Garnizé, Emília não gosta e tenta usar o faz-de-conta para transforma-lo no personagem mas só consegue confundir a cabeça do homem. Dona Benta reclama com Emília, Saci e Peninha chegam na biblioteca, Peninha conta que pegou a carapuça que a Cuca jogou fora, ele se despede e Tia Nastácia entra e avisa que os bolinhos sumiram, Pedrinho diz que foi o Peninha dizendo adeus.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A Cuca procura o Saci

 Narizinho pede desculpas a Emília e as duas ficam de bem novamente. O barbeiro e Jeta Tatu conseguem criar um acordo com Elias, um credito especial para quem trabalha na roça e tem que esperar para vender oque plantam para poder pagar o fiado. Quirino, Zé Carneiro e Malazartes vão de charrete até o arraial e oferecem carona a Das Dores para ir até o sitio. Pedrinho consegue pernas de pau e as crianças brincam com elas. O Burro falante fala para Tia Nastácia como eram as coisas no seu munda, finalmente ela simpatiza com ele. A Cuca procura o Saci para pegar a carapuça verdadeira. Saci fala para Tio Barnabé que está encrencado, depois ele vai falar com a turma, Emília diz que eles podem fazer a bruxa achar que a carapuça tem realmente poder. Malazartes fala com Das Dores sobre uma festa. A turma procura o peninha, eles vão para a gruta com o menino invisível. Malazartes deixa Zé Carneiro e Quirino para trás e vai sozinho com Das Dores para o sitio e de mãos dadas com ela. A Cuca volta para a gruta e vê as crianças.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Carocha pega o livro de volta

 Emília e Visconde encontram Pequeno Polegar escondido em um arbusto, ele conta que fugiu do livro e conseguiu recuperar as suas botas de sete léguas. Dona Carochinha procura o polegar na casa de Tio Barnabé. Emília leva Polegar para Dona Benta e Tia Nastácia verem, na cozinha ele conta para as crianças que quer viver novas aventuras, Emília tenta negociar uma das botas de sete léguas. Tia Nastácia continua a costurar a carapuça. Zé Carneiro e Quirino contam para Malazartes do trato com Dona Benta. Saci pega a carapuça feita por Nastácia e vai até a gruta, ele esconde a verdadeira e põe a falsa, a Cuca toma a carapuça e não consegue usa-la. Dona Benta explica para Zé Carneiro e Quirino que o tesouro que Malazartes é o milho e o feijão que eles vão ganhar. Pequeno Polegar não aceita a proposta de Emília, Pedrinho conta que esqueceu o livro da Carochinha, que estava na estante da biblioteca, aberto na historia do Polegar e por isso ele conseguiu fugir. Carocha vai na casa de Dona Benta pula a janela da biblioteca e pega o polegar e o livro. Zé Carneiro e Quirino vão tirar satisfação com Malazartes, Pedro aposta com eles que vai conseguir andar de braço dado com Das Dores. Narizinho diz que Emília perdeu a graça e ofende a boneca que decide se mudar para a Grécia.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Visconde e Emília encontram alguma coisa

A turma joga água na mula-sem-cabeça que sai correndo. Tio Barnabé conversa com Garnizé na sua casa e conta para ele como Pedrinho, com sua ajuda, conseguiu espantar a onça pintada e como Emília começou a falar, a prosa continua e Barnabé fala como foi que Visconde virou sábio. Visconde conversa com o Sr. Vidro azul, mas logo desiste depois que o vidro começa a falar sobre a paixão dele por Emília. Amanhece, Zé Carneiro e Quirino dizem a Dona Benta que cavarão tudo o terreno que ela disse que estava o tesouro, Benta diz para eles aproveitarem e plantarem milho e feijão e que dividirá tudo que nascer lá em partes iguais. Saci aparece na cozinha na hora do café das crianças e pede ajuda, ele conta que prometeu a sua carapuça em troca da ajuda da Cuca, ele pede para Tia Nastácia costurar uma carapuça, a cozinheira faz depois de muita insistência de Pedrinho e Narizinho. Visconde e Emília encontram alguma coisa.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A mula-sem-cabeça aparece no sitio

Saci diz que para espantar a mula-sem-cabeça a turma tem que jogar água no fogo dela. Malazartes diz a Tio Barnabé que está com medo e que não é o Malazartes de verdade. Dona Benta fica preocupada com seus netos que irem enfrentar a mula. Tio Barnabé conta para Zé Carneiro, Quirino e Malazartes como foi que Narizinho conheceu todo o pessoal do reino das águas claras. Começa a anoitecer, a turma junta bacias com água na porta de casa, Barnabé avisa que a Cuca pode ter mentido. Burro Falante e João-faz-de-conta conversam sobre a mula-sem-cabeça. Jaca Tatu volta correndo da pescaria assustado com a assombração. Malazartes começa a tocar sua viola na frente de casa mas se assusta e joga água em Zé Carneiro e Quirino, eles aproveitam a desculpa para tentar voltar ao celeiro mas a mula-sem-cabeça chega na mesma hora, a turma pega os baldes e se aproximam, os outros observam da varanda.