quinta-feira, 27 de junho de 2013

A Cuca negocia com o Saci

 Dona Benta reclama com Emília por ter ajudado a enganar todo o arraial de tucanos. Tio Barnabé fala para Pedrinho e Narizinho que o Saci está arrependido, os três vão na mata atrás dele. Como castigo pelo que fez Dona Benta obrigada Malazartes ficar na frente da casa tocando a viola para espantar a mula-sem-cabeça. Tio Barnabé, Narizinho e Pedrinho entram Peninha na mata. Emília e Visconde tentam conseguir informações sobre a mula com o João-faz-de-conta mas não conseguem nada. Zé Carneiro e Quirino apostam com Malazartes que ele não vai conseguir ficar na varanda tocando a viola. Peninha conta que se queimou quando tentou se aproximar da mula-sem-cabeça. A Cuca é a única que sabe como combater a mula, Saci negocia com ela. Narizinho e Pedrinho contam para Emília e Visconde de Peninha, Saci aparece com sabendo como espantar a prima.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Saci não sabe desfazer seu trato

Tio Barnabé viu Saci e a mula-sem cabeça combinando o susto no sitio, para sua sorte não foi visto. Zé Carneiro, Quirino e Malazartes apostam com os tucanenses que faram o burro falar, a turma chega para ver o povo de tucanos ser enganado. Saci aparece na casa de Tio Barnabé, o velho reclama da atitude do moleque e consegue lhe roubar a carapuça. Malazartes toca uma musica "magica"na viola, Emília diz ao burro que se ele não falar vai manda-lo para o leão, Malazartes termina a musica e o burro fala. Tio Barnabé tenta obrigar o Saci a desfazer o trato mas já é muito tarde.O burro desiste da sociedade e decide voltar para o sitio com as crianças. Narizinho conta Das Dores que a viola de Malazartes não é magica e que o burro já nasceu falando. Os besouros contam para Dona Benta que a mula-sem-cabeça esta rondando o sitio. Tio Barnabé poe a carapuça do Saci e aparece perto das crianças. Tia Nastácia passa mal ao saber da mula. Rábico ri do Saci. Finalmente Nastácia vê o burro falar, Dona Benta fica encantada. Barnabé devolve a carapuça ao Saci, mas o perneta não sabe como fazer a mula-sem-cabeça desistir do trato.

sábado, 22 de junho de 2013

Tio Barnabé se assusta na mata

As crianças ficam decepcionadas com o burro falante. Malazartes tenta conseguir a viola de volta mas não consegue. Zé Carneiro e Quirino já sabem como fazer para enganar os tucanenses. A turma decide ir até o arraial vê o burro. Tio Barnabé conta a Tia Nastácia que o saci está aprontando uma arte mas não fala oque é. Malazartes se associa com o burro e os caipiras. Saci procura a mula-sem-cabeça. Dona Benta fica preocupada com a peça que o Saci pode está preparando. Besouro 1 conta ao Besouro 2 que viu o saci combinando com a mula-sem-cabeça para ela ir no sitio assustar todo mundo. Malazartes aposta com Elias que consegue fazer um burro falar usando a sua viola, se ele ganhar pega a viola de volta e metade da divida dos tucanenses, se perder trabalha na venda de graça para sempre. Tio Barnabé procura o Saci na mata mas vê algo que o deixa assustado.

O burro vira sócio de Zé e Quirino

Depois que o burro falante falou que era do sitio Tonho, Ritinha e Jeca o levam de volta para as crianças, Tia Nastácia continua sem acreditar que ele é mesmo falante. Pedrinho convida Tonho para brincar no sitio. Narizinho vai no reino das águas claras e fica deslumbrada com o seu vestido. Elias pega a viola de Malazertas e diz que só devolve quando ele conseguir que todos pagem o fiado. Tia Nastácia ofende Jeca Tatu na frente de Tonho que vai em bora. Narizinho prova o vestido. Zé Carneiro e Quirino levam o burro de volta ao celeiro de novo, o burro diz que não pertence as crianças, os caipiras ficam felizes. Narizinho diz ao príncipe que não pode ficar com o vestido nem ficar em águas claras. De volta ao sitio Narizinho conta como era o vestido. Saci continua achando que foi deixado de lado, ele diz a Tio Barnabé que vai levar a mula-sem-cabeça para dar um susto no povo do sitio. No dia seguinte Zé Carneiro e Quirino vão indo para o arraial, Tia Nastácia avisa as crianças que vão tomar satisfações e descobrem que o burro virou sócio dos dois.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O burro vai parar na casa de Jeca

Quirino e Zé Carneiro levam o burro para o celeiro e prometem fazer todas a vontades dele contanto que ele não saia. O príncipe escamado manda o major agarra avisar Narizinho que ela deve ir ao reino buscar o vestido encomendado a Dona Aranha por eleMalazartes vende fiado para todos os tucanenses. João-faz-de-conta e os besouros acham que foram esquecidos pelas crianças, Emília manda os besouros acharem o burro falante. As crianças encontram o Major Agarra que da o aviso do Príncipe a Narizinho. Tia Nastácia diz a Quirino e Zé Carneiro que as crianças trouxeram um burro do mundo das maravilhas, os dois dizem que não sabem aonde ele está, depois vão no celeiro e descobrem que o Saci soltou o burro. Tonho diz a Jeca que achou um burro sem dono, o burro diz que não vai ser amarrado, Ritinha se sente mau. Elias descobre que Malazartes vendeu todo o seu estoque fiado, e turco desmaia.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quirino e Zé se assustam com o burro

Peninha aparece a tempo, todos dizem a palavra mágica e chegam no sitio mas levando o burro falante. Dona Benta tanta reclamar com seus netos mas quando eles começam a contar como foi a aventura no mundo das maravilhas ela se encanta, o burro falante não fala nada e Tia Nastácia diz que ele não tem inteligência. Peninha fica aborrecido por ter sido posto de lado e o burro por ter sido ofendido. Emília percebe que esqueceu de Peninha, ele rouba bolinhos da cozinha e assusta Tia Nastácia, depois ele deixa a pena em cima da televisão e deixa todos achando que está se despedindo. Quirino e Zé Carneiro desistem de se queixarem de Malazartes para Dona Benta. Anoitece e o serão começa. Amanhece, Jeca Tatu e Ritinha vão na venda de Elias e encontram Malazartes no caixa, ele permite que os dois comprem na conta tudo oque quiserem. Quirino e Zé Carneiro dão milho para os bichos e se assustam ao ouvir o burro falar.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Peninha some novamente

O barulho que Pedrinho escutou foi Peninha que solta o amigo, os dois aproveita que todos os macacos do reino dormem para se junta a Narizinho e a Visconde. Antes de ir em bora Pedrinho aproveita o sono do Rei para amarrar seu rabo no trono. Quirino e Zé Carneiro perguntam a Dona Benta sobre o tesouro, ela prometa mostrar o lugar aonde ele deve estar. Antes de voltar para casa a turma se despede do Sr. De La Fontaine e o convida para conhecer o sitio um dia. Peninha some novamente. Zé Carneiro e Quirino fazem planos para o tesouro. Elias ensina uma musica de sua terra para Malazartes. Começa a escurecer, Tia Nastácia fica preocupada com as crianças. A turma começa a ficar preocupada quando eles escutam o rugido do rei leão.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pedrinho corre perigo

Emília explica que eles foram capturados por alguns macacos e levados até o rei, ela conseguiu fugir porque apresentou um passaporte falso. Na terra dos macacos, Narizinho diz o lugar é maravilhoso e consegue a melhor casa disponível. Por está muito cansado Visconde consegue permissão para descansar até que possa dizer sua impressão sobre o reino. Pedrinho insulta o rei sol e é condenado a ser devorado pelas formigas carnívoras Peninha deixa Emília e o burro falante sozinhos para buscar ervas que misturadas na água que o macacos bebem fara-los dormir. Saci conta para Tio Barnabé que ficou sabendo pelo bem-te-vi que as crianças sumiram com uma pena que falava sobre o mundo das maravilhas, o saci fica triste por não ter ido. Emília conta para o burro falante como é o sitio, ele aceita ir para lá desde que ele não acabe puxando uma carroça. Tio Barnabé conta para Dona Benta e Tia Nastácia da noticia dada pelo beija-flor. Seu Elias contrata Malazartes para cantar na venda. Dona Aranha mostra ao Príncipe o vestido que ela havia encomendado para Narizinho. Peninha avisa que pôs a erva na água dos macacos. Malazartes diz a Quirino e Zé Carneiro que se eles acharem o tesouro podem ficar. Pedrinho fica preso a uma árvore, ele escuta um barulho, serão as formigas carnívoras?

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Peninha salva o burro

Laura conta para as crianças seus planos, Emília fica esperando o pote cair, mas Laura conta que seu novo pote se fecha hermeticamente, Emília fica desapontada. Pedrinho finalmente consegue convencer os outros a ir assistir a historia da assembleia dos bichos, o leão e o tigre se oferecem para serem sacrificados para que a peste acabe, a assembleia escolhe o burro para ser morto, Peninha não permite e joga uma pedra no tigre, as crianças saem correndo para um lado e Peninha e o burro para outro. Elias segue o conselho de Das Dores e deixa Malazartes cantar na venda, rapidamente o lugar fica cheio. Quirino e Zé Carneiro acham que Malazartes queria fugir para não pagar a aposta. Emília encontra Peninha e conta que os outros foram presos na terra dos macacos.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Malazartes quer ir em bora

Peninha volta depois de fazer o reconhecimento do lugar, Esopo se aproximo e gosta de conhecer Emília. Saci aparece na casa de Tio Barnabé o deixa preocupado. Esopo e Lafontaine vão em bora e a turma continua o passeio. Os netos de Dona Benta não aparecem para o almoço e ela não gosta. A turma assiste a fábula do corvo e da raposa, a raposa tenta fazer o corvo derrubar o seu queijo mas Emília o avisa e a raposa vai em bora sem conseguir o queijo. Tia Nastácia questiona Malazartes sobre o tesouro, ele diz que é capaz de confirmar com Dona Benta, Zé Carneiro e Quirino escutam e ficam entusiasmados. Malazartes explica em particular para Dona Benta oque é o tesouro. Malazartes decide ir em bora do sitio, ele se despede de Tio Barnabé. Dona Benta diz a Quirino e Zé Carneiro que é preciso plantar o ouro para acha-lo. A turma vê Laura, a menina do leita, se aproximando.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Peninha desaparece

A fábula começa, o lobo tenta arranjar um motivo para atacar o carneiro mas quando ele ia ataca-lo La Fontaine intervem e não permite dando uma bengalada no lobo. O fabulista vê as criança e vai conversar com elas, Emília lhe da uma tesoura de uma perna só e em troca pede uma fábula, ele fica impressionado com Peninha. Tio Barnabé e Malazartes dizem a Dona Benta que não viram as crianças. Zé Carneiro e Quirino trabalham na roça e decidem se queixar a Dona Benta da folga que Malazartes está tendo. Saci pergunta a Dona Benta onde está Pedrinho. Elias se quixa de Malasartes a Das Dores. Pedrinho chama Peninha mas ele não responde, Narizinho fica preocupada pôs sem ele não tem como a turma voltar para casa.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A turma vai para o munda das maravilhas

Malazartes não se assusta e percebe que a abobora é brincadeira de Quirino e Zé Carneiro, ele sai correndo e gritando, Zé e Quirino acham que conseguiram assusta-lo mas ele volta escondido pega a cabeça de abobora e assusta os dois. No dia seguinte a turma levanta cedo e vai para a mata, Emília decide por algo no menino invisível para que eles possam saber aonde ele está, a boneca amarra na cabeça dele uma pena que papagaio e o batiza de Peninha, ele manda todos se juntarem e dizerem juntos a palavra mágica: PIRLIMPIMPIM. As crianças chegam em um lugar lindo aonde todos os animais são capazes de falar. Tia Nastácia diz a Dona Benta que a turma não está em casa, Benta não se preocupa. Peninha da frutas silvestres para seus amigos. Saci joga leite em Tia Nastácia e fura o saco de milho de Zé Carneiro. As crianças vêem o Sr. De La Fontaine, um fabulista, e podem assistir a fabula do lobo e da ovelha.

sábado, 8 de junho de 2013

A turma se prepara para a viagem

O menino invisível mostra para Pedrinho o mapa do pais das maravilhas. Pedrinho chega afobado na mesa para almoçar e não comenta nada. Depois do almoço ele conta para a turma do mapa e do convite para conhecer o mundo das maravilhas, eles terão que se acordar as seis da manhã. Zé Carneiro e Quirino acham que estão sendo injustiçados e que Malazartes só faz o serviço leve. No arraial Malazartes engana Elias e consegue uma cerveja grátis. Emília fica com medo de ser deixada para trás por causa da sua canastra mas não desiste de leva-la. Das Dores pede para Malazartes cantar na farmácia, Elias não gosta. Saci fica com raiva das crianças que não lhe dão mais atenção. Anoitece, Dona Benta desconfia de seus netos. Zé Carneiro e Quirino decidem aprontar uma para Malazartes, eles fazem uma careta em uma abobora e colocam uma vela dentro, depois eles a põem no caminho de Malazartes que se lembra que Tio Barnabé havia lhe alertado sobre os perigos que rondam o lugar, Malasartes chega próximo ao celeiro e vê a abobora.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pedrinho conhece o menino invisível

Dona Benta e Tia Nastácia vêem as crianças brincando, a coisa canta de galo novamente, Tia Nastácia se assusta com dois bolinhos que saíram voando, Pedrinho decide descobrir quem está tirando o sossego do sitio. Na mata Pedrinho só encontra o Saci, o capetinha diz que a coisa é amiga. Das Dores fica entediada. O boticário pensa em casar sua filha. Pedrinho se senta no lugar em que a coisa acertou a cabeça do Saci com uma fruta e fica esperando. Visconde lê um livro de fábulas, Narizinho e Emília pedem para ele contar uma historia, o sábio conta a de uma raposa que não visitou o leão, o rei da selva, que estava doente mas mas foi delatada pelo Lobo, a raposa então contou que descobriu que para o rei curar-se deveria se enrolar em uma pele quente de lobo. Tia Nastácia chama todos para o almoço. Pedrinho acorda com a coisa cantando feito galo, ela finalmente fala e conta que é um menino que veio para ensinar a turma a ficar invisível e para isso eles terão que ir ao mundo das maravilhas.

Peninha, o menino invisível


quinta-feira, 6 de junho de 2013

O anjinho cumpre a sua promessa

Das Dores fica na bilheteria cobrando as bolinhas de gude. O circo fica lotado. Primeiro todos vêem Emília domar Quindim, mas só querem saber do anjinho. Dona Benta entra no picadeiro e avisa que o anjinho foi em bora antes do espetáculo, começa um tumulto mas no meio da confusão o anjinho passa voando por cima do circo e deixa todos perplexos. A Cuca entra no picadeiro e começa a apresentar seu numero e todos vão em bora correndo. O espetáculo acaba sem ter nem começado. Anoitece, Cuca fica triste por não ter conseguido apresentar seu numero inteiro por causa do Saci que a fez entrar no picadeiro antes da hora. Coronel Zé Bento conversa com Emília e consegue anima-la. Emília distribui as bolinhas de gude. Tia Nastácia dorme, o anjinho aparece no quarto dela e lhe da um beijo, depois ele vai no quarto de Narizinho só para se despedir de Emília, a boneca chora.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Chega o dia da apresentação

A turma consegue convencer Emília desistir da sua ideia de chamar a mula-sem-cabeça. Tia Nastácia percebe que estão faltando 3 cocadas. Emília encontra o Coronel Zé Bento. Dona Benta reúne os empregados e da todas as informações sobre como devem agir durante a presentação. Todos os artistas se reúnem para o ultimo ensaio. Das Dores vai visitar o sitio e pergunta pelo anjo, ao saber que ele foi em bora ela aconselha eles a não fazerem a presentação. A Cuca fica nervosa com o grande dia. Amanhece, todos os tucanenses seguem em direção ao sitio. Tia Nastácia avisa que todas as cocadas sumiram, a coisa passa voando pelo circo, Pedrinho fica com raiva.

terça-feira, 4 de junho de 2013

O anjinho deixa o sitio

 O anjinho escuta o conselho dos besouros e vai em bora, Emília vê ele indo e fica desesperada, ela fica tão triste que para de falar. Todos ficam triste com a partida do anjo menos a Cuca que acha que será a principal atração do circo. Os besouros se sentem culpados e decidem ir atrás do anjo. O jabuti chama o Dr. Caramujo, ele diz que Emília não tem nada que a impeça de falar, ela finalmente começa a falar e decide que irá fazer o seu espetáculo. Todos no arraial voltam a ser criança brincando de bolinha de gude. No dia seguinte Tia Nastácia põe os pirulitos no tabuleiro. A turma se reúne no circo para decidir oque fazer, Emília manda o Saci ir buscar a mula-sem-cabeça.

domingo, 2 de junho de 2013

O anjinho quer ir em bora

Dona Benta fica preocupada. Saci espera em cima de uma arvore a Cuca passar, quando a bruxa passa por baixo dele o perneta pega a carapuça de volta as crianças tentam fazer um acordo com ela. O circo volta para o lugar. A Cuca aceita ser a palhaça. Saci explica como tudo aconteceu para Dona Benta e Tia Nastácia, a cozinheira passa mal ao saber da nova palhaça. Saci e João-faz-de-conta assistem o ensaio da Cuca. Os empregados do sitio vão na venda de Elias para pendurar o cartaz do circo, Elias fica desconfiado por causa do preço: bolinhas de gude. Zé Carneiro aproveita para ir na farmácia mas quem o atende é o boticário, que percebe que ele está de olho em Das Dores e lhe da um injeção, Quirino faz a mesmo coisa e recebe o mesmo castigo. Todo o arraial compra bolinha de gude na venda de Elias para ir ao circo. Tia Nastácia faz cocadas e pirulitos. Emília castiga o jabuti por não querer trabalho no circo. O anjinho diz aos besouros que está com saudades, eles o aconselham a ir em bora.