sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Os piratas invadiram águas claras

Emília inventa que os piratas conseguiram entrar na gruta aonde o Príncipe Escamado escondia os tesouros. A Barata convenceu o capitão a tomar o reino. Todos no reino se reuniram para ouvir as asneiras de Emília que falou sem parar por horas. O Príncipe avisou aos seus súditos que está havendo uma invasão no reino e organizou uma reunião para decidir oque fazer.Gancho chantageou Carochinha com Pequeno Polegar para conseguir sua colaboração.

 Dona Benta fica na biblioteca para escutar a história e explica oque era Atlântida.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Emília aprende a falar

 Emília continua escrevendo as historias do seu jeito, ela fala que Carochinha convenceu os piratas que sabia aonde encontrar um grande tesouro e os levou para o reino das águas claras. Narizinho não deixou tirarem a fala de um papagaio para por em Emília. Capitão Gancho entrou no reino levando Carocho, Pedrinho e dois de seus homens. Emília conseguiu várias pílulas e tomou todas, por sorte uma delas era falante e a boneca começou a falar.

 Tia Nastácia passa mal porque o gambá do Tio Barnabé comeu suas galinhas favoritas. Dona Benta vai na biblioteca pegar calmante e escuta Emília narrando a historia de Pedrinho com os piratas, ela fica nervosa.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Emília começa a "adaptar" os acontecimentos

 Emília tem dificuldades para começar a escrever, Visconde a ajuda e ela fala sobre seu nascimento e que Dona Benta recebeu uma carta do Pedrinho avisando que ele ia chegar. Narizinho levou Emília para a beira do ribeirão e acabou caindo no sono e depois elas foram parar no reino das águas claras. Lá, em meio a uma audiência, Dona Carochinha chegou querendo noticias do Pequeno Polegar que havia fugido do livro mas Narizinho e a barata acabaram se desentendendo mas Emília lhe deu um pisão no pé que a faz ir embora. Narizinho encontrou o Pequeno Polegar que disse que viu um Pedrinho perto de um navio naufragado que pertencia ao Capitão Gancho. Carochinha voltou e Emília fugiu com o Polegar, porém a velha conseguiu pegar o personagem e machucar Emília. Capitão Gancho conseguiu prender Pedrinho e a Dona Carochinha.

 Tia Nastácia finalmente faz o bolo. Tio Barnabé pega um gambá mas as crianças não se interessam em ver.  Visconde começa a desconfiar a veracidade da história que está sendo obrigado a escrever. Dona Benta e Tia Nastácia ficam preocupadas com os perigos que o gambá pode oferecer as galinhas.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Emília começa a escrever suas memorias

 Tia Nastácia se irrita com Zé Carneiro que esqueceu de comprar a maisena para fazer o bolo. Narizinho e Emília brincam de esconder o vidro azul mas a menina esquece aonde o guardou. Pedrinho pesca com Tio Barnabé e encontra o encontra. Visconde fica triste ao saber que seu vidro foi perdido no mato. Emília diz para Narizinho que tem a memoria melhor que todos no sítio. A turma começa a falar como seria escrever um livros com as histórias que eles viveram mas Emília começa a se achar a personagem mais importante do lugar e decide escrever suas memorias.

 Visconde faz testes no seu laboratório para um substituto para o vidro azul, Pedrinho devolve o objeto. Emília anuncia ao sábio que ele será seu secretário e que irá escrever para ela. Narizinho fica desanimada para brincar sem sua boneca. Na biblioteca, Emília começa a fazer uma lista absurda de materiais: papel azul com estrelinhas e penas de pato para escrever, só com o faz-de-conta ela consegue tudo isso.

Memorias de Emília


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Emília sofre de amnésia

 De noite, as crianças querem construir um foguete para ir a lua, porém a unica pessoa que poderá fazer isso é Emília com o seu faz-de-conta. No dia seguinte, Visconde vai atrás dela na jaqueira e tanta convencê-la a ajudar, a marquesa só aceita colaborar depois de ser nomeada pilota. Assim que Visconde vira as costas e vai embora uma jaca acerta a boneca que cai imóvel no chão.

 Visconde começa a fazer o cálculos necessários para o lançamento. Emília passa a andar em círculos, sem falar ou piscar, as crianças a seguem sem perceber que ela está com problemas. Depois de muito tempo Dona Benta percebe que a boneca está com amnésia e desaprendeu tudo. Pedrinho pede ajuda do Visconde, ele descobre o acidente com a jaca. Tia Nastácia faz uma nova boneca. A jaqueira fica triste com oque aconteceu. Nem o Dr. Caramujo sabe oque fazer. Pedrinho e Visconde fazem ciumes em Emília com a nova boneca, a marquesa fica tão revoltada que volta ao normal.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Visconde volta ao normal

 O Visconde se esconde para não ser encontrando pelo seu clone que revira a casa em sua procura. A turma não consegue encontrar nenhum dos bonecos e todos ficam preocupados. Os besouros encontram o Visconde, Tia Nastácia entra na biblioteca e também o vê, o coloca no bolso para garantir que o Viscondinho não irá encontra-lo. A turma tranca o Viscondinho.

 A cozinheira mostra o amigo ressuscitado, Emília usa o faz-de-conta e ele volta ao normal. O Viscondinho se solta e se encontra com o Visconde, os dois se tornam um só e Dona Benta explica que o amiguinho era o Visconde quando criança.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O Visconde volta a viver

 A turma percebe o sumiço do Viscondinho e vai conferir se está tudo bem com o boneco. O Sabuguinho atrapalha do ensaio da Cuca que desiste da dupla.

 Dona Benta recebe a visita do Coronel Zé Bento e conta todas as novidades. A Cuca se sente insegura, achando que não tem mais o respeito das pessoas. O Visconde de Sabugosa  ganha vida novamente porém permanece pequeno.

A nova dupla musical da mata

 As crianças fragão o Viscondinho novamente. Dona Benta não permite que ele seja castigado. No dia seguinte a turma acha que mesmo sob o perigo do boneco ser destruído ele vai ter que permanecer na biblioteca caso contrário não irá se tornar um sábio. O Viscondinho pega um machado e desconta toda sua raiva tentando cortar jaqueira, Emília decide ir atrás dele e o pega a tempo de evitar que a jaqueira fosse cortada. Garnisé fala para Dona Benta que o Saci está tentando obriga-lo a tocar para os seres da mata.

 A Cuca reclama com o Saci que estragou a festa tentando cantar, o perneta convence a prima de fazer uma dupla com ele. Enquanto Barnabé ensina algumas musicas para a bruxa, Zé Carneiro e Garnizé fazem um acordo com o Saci para se tornarem os empresários da dupla e ficarem com parte de tudo oque seus clientes recebem nas apresentações.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O novo Visconde de Sabugosa

 Garnisé e Zé Carneiro ficam com raiva do Saci mas estão assustados demais para tentar aprontar alguma coisa novamente . O perneta pega a viola de Garnisé para treinar. As crianças colocam o Visconde entre os livros da biblioteca sem saber que o Viscondinho está espiando.

 O boneco arteiro tenta destruir o concorrente mas é pega em flagrante e preso. Dona Benta não permite que ele permaneça amarrado. Á noite, Saci diz que se Garnisé não cantar para as assombrações na mata vai perder a viola. Dona Benta conversa com a turma sobre a obediência das máquinas. Viscondinho aproveita o serrão para ir novamente à biblioteca atrás do boneco.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pedrinho pega a espiga

 Tia Nastácia avisa que o Viscondinho conseguiu fugir. Saci mostra a garrafa com os caipiras para Tio Barnabé. A Cuca leva Viscondinho para o meio do mato e tenta transforma-lo em sapo só que os dois acabam discutindo e a bruxa não consegue executar a mágica. Emília usa o faz-de-conta para fazer o pé de milho crescer. A Cuca devolve o boneco que rouba a espiga que seria transformada no Visconde.

Pedrinho consegue recuperar o sabugo. Tio Barnabé sai a procura do Saci e da garrafa que foi abandonada pelo capetinha no meio da mata. Rabicó encontra Zé Carneiro e Garnisé e leva para a casa de Barnabé. Pedrinho começa a fazer o novo boneco. Saci desfaz sua arte.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A Cuca pega o Viscondinho

 As crianças pensam em fazer um novo Visconde de Sabugosa com a espiga do pé que está brotando. Viscondinho tem um ataque e tenta destruir a planta, a turma o impede e acredita que ele está com ciúmes. Pedrinho põe Zé Carneiro e Garnisé de sentinelas aos pés da jaqueira mas os caipiras saem para se tentar vingar do Saci. Emília e Narizinho não conseguem convencer o Viscondinho a desistir de destruir o pé de milho, ele sai correndo e o encontra em proteção, as meninas conseguem impedi-lo a tempo. A marquesa tenta fazer o pestinha voltar a ser um boneco novamente mas ele faz figa e anula o faz-de-conta dela.

 Zé Carneiro e Garnisé querem pegar o Saci novamente mas o capetinha é avisa por Pedrinho e Tio Barnabé. Viscondinho é trancado dentro da biblioteca porém ele usa o faz-de-conta e se solta. Saci encolhe os caipiras e prende os dois em uma garrafa. Viscondinho tenta destruir o pé de milho mas a Cuca aparece na hora "H".

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Rabicó cerca o pé de milho

 Viscondinho brinca com o rabo da Cuca e a faz cair no chão tonta. Para retribuir a atitude desinteressada do Rabicó, a jaqueira lhe dá uma jaca bem madurinha.  Saci leva o Visconde de Sabuguinho para a casa de Tio Barnabé, o boneco puxa a barba do velho e aprende que pode sair impune de seus brincadeiras apenas pedindo desculpa. Dona Benta tenta arranjar para Tia Nastácia justificativas para as atitudes do novo boneco. Zé Carneiro e Garnisé descobrem que foi o Saci que amarrou as roupas e pôs carrapicho na cama, os caipiras se desculpam com o Viscondinho.

 As crianças começam a pensar que estão sendo injustas com o boneco. Garnisé e Zé Carneiro querem se vingar do Saci, a turma chega os convidando para jogar malha. Saci e Viscondinho roubam no placar do jogo mas não são descobertos. Pedrinho vai até a jaqueira e vê o pé de milho e a cerca.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Visconde começa a brotar

 Tia Nastácia sabe que foi o Viscondinho que pôs o sal na sopa. As crianças reclamam com ele, só que o sabuguinho não sabia oque estava fazendo. Ele pede desculpa para cozinheira e ganha um beijo, Viscondinho fica feliz e beija a todos. Os caipiras tem certeza de que foi o Visconde de Sabuguinho que andou mexendo nas roupas deles. Dona Benta começa o serrão explicando quem mandava em quem na era das cavernas, Tia Nastácia serve pipocas e Viscondinho foge com a tigela.

 Amanhece, Tia Nastácia percebe que o sabuginho tomou todo o leite da mocha novamente. O novo Visconde assusta as galinhas, Saci o leva para conhecer a mata aonde ele encontra a Cuca que fica com raiva por causa da falta de medo do boneco. Zé Carneiro e Garnisé vão se queixar à Dona Benta. Rabicó vai até a jaqueira e encontra um pé de milho do lugar aonde o Visconde havia sido enterrado, a jaqueira usa telepatia e o convence a cercar a plantinha.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O Viscondinho ganha vida

 Enquanto todos dormem o Viscondinho ganha vida. Zé Carneiro e Garnisé acordam e decidem esperar o café, enquanto isso eles percebem que a mocha está solta e com o isso o bezerro tomou todo o leite. Tia Nastácia acha que foram os dois que a soltaram. A turma se levanta para tomar café e ficam sabendo com o Saci que existe alguém estranho no sítio vestido como o falecido, a cambada vai até a biblioteca e não acham o Viscondinho, quando eles voltam para a cozinha o encontram junto do Saci. As crianças fazem todas as apresentações.

 Todos descobrem que quem tomou o leite da vaca não foi o bezerro, foi o novo Visconde e que ele, enquanto estava na biblioteca, não leu nenhum livro. O filho do Visconde brinca na charretinha e nem Emília consegue fazê-lo sair. Garnisé e Zé Carneiro vão tomar banho e na volta encontram a cama com carrapicho e as roupas com nós nas pontas.  Emília acha que vai ser capaz de educar o novo boneco. Chega a hora de janta a turma nota que a sopa está muito salgada.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

As crianças fazem o filho do Visconde

 As crianças vão até o milharal  e tiram uma espiga nova. Narizinho pede para Tia Nastácia providenciar as roupinhas novas. Zé Carneiro e Garnisé voltam a trabalhar e começam a sentir falta do tempo que eram patos até lembrarem que podiam ter tido o mesmo destino do que o que foi para a panela. As crianças terminam o boneco e o batizam de Visconde de Sabuguinho.

 Depois de batizado o boneco é deixado na biblioteca para mofar. Pedrinho e Narizinho levam flores para o tumulo do Visconde. Emília vai na biblioteca escondida mas é repreendida pelos outros. O serão da noite é encerrado pela saudade que todos sentem do sábio do sítio. Assim que fica sozinha, Emília avisa ao Viscondinho que se ele não começar a falar até o amanhecer será jogado para a mocha.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O enterro

 Emília e Narizinho encontram Pedrinho chorando aos pés da jaqueira e o acompanham até o sítio. Dona Benta e Tia Nastácia ficam tão comovidas quanto as crianças ao verem o boneco de sabugo sem vida. Até a marquesa de Rabicó fica de luto. Tio Barnabé e Saci, sem saber oque aconteceu, tentam explicar para Pedrinho toda a historia dos patos, só que o menino não escuta e os dois acham que ele está com raiva deles. Emília diz que a melhor coisa a se fazer é o enterro. Nastácia assa um dos patos. Saci convence a Cuca a desfazer a bruxaria. Garnisé não consegue encontrar Zé Carneiro. Saci e Barnabé decidem contar oque houve com os caipiras mas encontram todos no enterro do Visconde. As crianças colocam o boneco em uma caixa que é enterrada debaixo da jaqueira.

 No almoço é servido o pato mas ninguém tem animo para comer, Saci entra na cozinha e diz que o animal que eles estão comendo pode ser dos caipiras encantados. A turma vai ao galinheiro e espera, Garnisé volta ao normal, e para alivio geral, Zé Carneiro, que estava escondido no celeiro, também. Depois de tantos sustos, Tia Nastácia desmaia. Anoitece, as crianças pensam em fazer um novo Visconde.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pedrinho encontra Visconde

 Anoitece, Dona Benta fala para os seus netos as vantagens do invento do Visconde. Emília queria descobrir algo com a jaqueira. Saci conta para Tio Barnabé oque aconteceu com Zé Carneiro e Garnisé, os dois se aproximam escondidos do galinheiro para pegar todos os patos. Os besouros falam para Emília que não descobriram nada. No dia seguinte Tia Nastácia descobre que todos os patos sumiram.

 Dona Benta vai ao celeiro e encontra seus animais com o Tio Barnbaé. Saci continua insistindo para a Cuca desfazer sua mágica. Barnabé não consegue se explicar e põe os bichos de volta ao galinheiro. Nastácia pega um pato para assar. As crianças procuram pelo Visconde. Pedrinho vai até a jaqueira e encontra seu amigo transformado em um simples boneco de milho.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O novo acidente

 Todos almoçam, as crianças fazem pouco caso da invenção do Visconde, Dona Benta o defende. Enquanto isso, ele conversa com a jaqueira e fala sobre seu plano de escrever um livro com seus novas experiências. Saci pergunta a turma se vai ter pato na janta, eles afirmam que não, o capetinha vai embora deixando os três intrigados. Tio Barnabé dá pela falta de Zé Caneiro e Garnisé. A Cuca quer transformar os outros habitantes do sítio em patos também.

Graças a invenção de Visconde, Dona Benta descobre que suas plantas estão sofrendo com uma praga. Pedrinho escuta a jaqueira, mas o pior acontece, no meio de uma nova discursarão a máquina é novamente pisoteada. As crianças tentam se desculpar mas ele fica revoltado demais para aceitar. Tia Nastácia decide fazer pato assado. Visconde fica sozinho perto da jaqueira e percebe que pode conversar com ela mesmo sem o aparelho, a árvore conta oque aconteceu com Zé Carneiro e Garnisé, quando o sábio ia avisar aos outros uma jaca madura o acerta e ele volta a ser um simples boneco de sabugo. Tia Nastácia escolhe Zé Carneiro no Galinheiro. Emília tem um mau pressentimento.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Saci se arrepende

 Visconde bate na jabuticabeira para a corda-la, ela fica com raiva mas ao menos ele consegue entender oque ela diz. Saci coloca Zé Carneiro e Garnisé junto com os outros patos. Tia Nastácia vai ao galinheiro ver o porque das galinhas estarem tão alvoroçadas e encontra o perneta, ela o põe pra fora achando que ele queria roubar as aves.Visconde leva Dona Benta e Tio Barnabé para escutar a jabuticabeira. Saci tenta convencer a Cuca a desfazer o encanto porém ela não aceita. No sítio ele não consegue distinguir os amigos dos outros patos.

 Nastácia e Benta estranha o sumiço de Zé e Garnisé. As crianças voltam para casa e ficam entusiasmadas com o invento do Visconde mas ele, com medo delas quebram sua máquina de novo, se esconde. Tia Nastácia chama todos para almoçarem. Saci fala para Tio Barnabé que está arrependido de uma arte que aprontou mas não fala oque fez. Zé Carneiro e Garnisé se assuntam com um gambá que ronda o galinheiro.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Zé Carneiro e Garnisé viram patos

 Zé Carneiro e Garnisé contam para Tio Barnabé da brincadeira que tiraram com o Visconde alertando ele sobre os filhos e netos que ele possa ter. Emília explica para Visconde que os grãos que lhe arrancaram ou viraram curau ou foram para o papo da Mocha. A turma passa a se preocupar com a saúde do sábio. Garnisé e Zé Carneiro pensam em vender sacis. Amanhece, Visconde pensa em criar um novo invento que lhe possibilite falar com as plantas e animais. A turma vai até o Arraial tentar se distrair e esquecer o amigo sábio.

 Visconde consegue, para surpresa do Tio Barnabé, conversar com um piolho de cobra e depois tenta usar sua máquina na jabuticabeira. Zé Carneiro e Garnisé vão até o curral da Mocha com uma peneira e uma garrafa e tentam pegar um Saci, só que o perneta é mais esperto e quando os dois levantam a peneira quem aparece é a Cuca que transforma os dois em patos. Saci queria apenas dar um susto nos amigos mas a Cuca avisa que não sabe desfazer a mágica.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A máquina do Visconde quebra

 As crianças se levantam cedo para testar no novo invento do Visconde. Eles se juntam perto do curral da Mocha e Emília é a primeira a ver, ela consegue espiar um grupo de sacis. Pedrinho e Narizinho discutem com a boneca para usarem a máquina e acabam pisando nela. Visconde fica triste com a quebra do seu invento. Emília tem que ouvir reclamações de todos, ela se arrepende do que fez mas não consegue se desculpar.

 Tio Barnabé e Visconde conversam, o velho explica que o sábio foi feito de uma espiga madura logo ele não é uma criança e tem que compreender oque elas fazem. A turma tenta dá um jeito na máquina mas nem o faz-de-conta da certo, porém o cientista do sítio volta a falar com seus amigos. Dona Benta inicia o serão falando sobre como os homem começaram a descobrir as coias. Zé Carneiro e Garnisé deixam Visconde preocupado com os possíveis filhos que seus grãos podem ter gerado.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Visconde faz uma nova descoberta

 Visconde faz estudos no seu novo laboratório, Emília tenta descobrir oque ele está inventando porém o sábio faz segredo. A marquesa sai irritada e encontra Rabicó triste com as lambadas que recebeu de Tia Nastácia, a boneca tem uma ideia: Mudar a cara do porco. Ela junta todos para votarem como ele irá ficar só que ela resolve escolher sozinha. Tia Nastácia faz suspiros. Emília fica com raiva de Visconde que a trata com desdém. Pedrinho e Narizinho perguntam oque ele está construindo mas são expulsos do laboratório. O inventor do sítio está construindo um aparelho para observar o invisível.

 As crianças comem suspiro e tem uma ideia, dar um gelo no Visconde que enquanto isso consegue ver um bando de sacizinhos que aos olhos nus são invisíveis. Tio Barnabé se nega a participar do plano da turma. Anoitece, Dona Benta começa o serão mas reclama com a cambadinha por fingirem que não vêem o Visconde, os três se retiram e escutam a conversa de Visconde que falar sobre sua invenção. Pedrinho, Narizinho e Emília entram no laboratório as escondidas para ver o aparelho mas são flagrados, Visconde diz que se eles quiserem ver sua invenção terão que lhe dar fones de ouvido.

A morte do Visconde


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Andira é desativada

 Amanhece, Tia Nastácia manda Zé Carneiro levar Agapito até o Arraial mas na hora em que os dois iam sair Andira e as bonecas chegam anunciando que o sítio agora é delas. Visconde consegue concertar o psicocaptor. Emília tenta negociar com Andira mas não consegue. Narizinho convida as bonecas para brincar e todas elas ficam entusiasmadas menos a robô que não gosta nada do comportamento das suas companheiras.

 Falaflores e Visconde trabalham juntos afim achar uma solução para o problema. Vidinha pede para Zé Carneiro leva-la até o sítio. Tio Barnabé procura tatu e reencontra a capsula. As bonecas reviram toda a casa. Falaflores tem um plano, ela atrai Andira e quando consegue sua atenção Pedrinho e Visconde usam o psicocaptor para se conectar à ela e desliga-la, com isso todas as bonecas voltam ao normal. Vidinha fica decepcionada por não poder vê-las vivas, depois decide ir em bora do Arraial e pega uma carona com Falaflores que promete que irá mandar buscar a capsula depois. Anoitece e todos observam um cometa.